Para que serve um App Corporativo? Descubra!
Você sabia que um app corporativo pode ter diversas funcionalidades? Isso mesmo. Eles podem ser desenvolvidos com o intuito de aumentar a integração entre funcionários e colaboradores, ou mesmo permitindo a possibilidade de atuar com foco específico para outros públicos - como clientes e fornecedores.
Dentro de uma empresa, um aplicativo corporativo pode ajudar de inúmeras formas. Por exemplo, organizando eventos e atividades, divulgando novas vagas, cursos gratuitos e treinamentos diferentes para cada área - assim como na divulgação de campanhas e projetos, auxiliando na automação e na otimização de processos. Ou até no auxílio de recursos, como reserva de salas de reuniões e solicitação de veículos executivos.
Uma das grandes vantagens, é que o app corporativo pode reunir em um único espaço, cenários e informações que podem ser de grande valia para os funcionários, agilizando entregas, maximizando resultados e permitindo um maior controle do que está sendo executado. Ou seja, não importa a necessidade da sua companhia, com um bom desenvolvimento e inteligência de sistemas, um app corporativo pode ser uma das chaves de sucesso de uma marca - seja dentro ou fora de casa.
Mas se a sua ideia é criar um canal direto de comunicação com clientes, o aplicativo corporativo também pode aumentar consideravelmente o alcance e o reconhecimento da sua marca perante o seu público, quanto ao consumo de produtos e serviços, potencializando o aumento de conversões. Sim, isso é possível e atualmente diversas empresas já estão aproveitando esse cenário - de forma que o seu negócio pode ser lembrado com muito mais facilidade, tornando o dia a dia de quem compra online totalmente prático e cômodo.
Sem contar que através do uso do app, é possível reunir e organizar dados sobre o comportamento de compra do usuário, assim como as necessidades que talvez a sua empresa ainda não tenha investido, através da criação de um canal de atendimento personalizado com avaliação detalhada, (incluindo notas - de 0 a 10, ou termos por extenso - de ruim a excelente), facilitando a compreensão quanto ao pós-venda, por exemplo.
Ou seja, o cliente efetua a compra através do seu app. E ao final, ainda avalia o que você deseja saber, por exemplo, como foi a experiência de compra, como está a variedade do seu portfólio de produtos, se as ofertas e descontos estão sendo interessantes, além do tempo de entrega e frete. Uma excelente forma de oferecer soluções com mais agilidade, destacando-se entre todos os seus concorrentes. Legal, né? Que interessante seria!
Mas afinal, esse é um bom momento para criar um aplicativo corporativo?
Em um exemplo simples para você perceber como anda atualmente esse mercado, aproximadamente 35.200.000 resultados são exibidos a cada (0,64 segundos), sobre buscas pelos termos: “aplicativos de compras”. Assim como, uma média de 20.020.000.000 resultados aparecem a cada (1,02 segundos), para os termos: “app online”.
Perceba que os exemplos acima são genéricos, ou seja, não são termos específicos com uma busca refinada, com mais palavras em seu total conteúdo digitado pelos usuários, que ampliem o campo de resultados dos principais buscadores na internet. Porém, ainda assim, eles abrem portas para um vasto universo de retornos com diversas páginas repletas de possibilidades. São apenas dois em meio a uma infinidade de termos e opções digitadas todos os dias por diferentes pessoas que estão conectadas com a internet. Ou seja, por quem tem interesse por esses mesmos assuntos. Sendo assim, ficar de fora desse mercado não parece ser uma boa escolha, não é mesmo?
Estar conectado com seus clientes de forma imediata e na palma da mão, a qualquer hora e facilitando o dia a dia deles, é sempre um caminho mais saudável para que a relação entre vocês dê muito certo. Um passo em falso, a falta de praticidade, ou mesmo a ausência de um app para baixar e que poderia tornar tudo mais fácil, pode resultar na busca por outras opções de empresas onde seus concorrentes ganham espaço, tanto para a compra de produtos, ou serviços online.
Mas, se o cliente consome sua marca e após chegar em casa ele baixa o app da sua empresa, por exemplo, a probabilidade desse mesmo cliente retomar o comportamento de compra em breve escolhendo a sua marca e não as dos seus concorrentes, torna-se muito maior. Afinal de contas, sua empresa já está ali, com um app instalado no celular do consumidor. Portanto, para qualquer necessidade de nova aquisição onde ele precise de uma empresa como a sua, tudo pode ser resolvido em um clique, ao invés de direcionar esse usuário para uma página de buscas convencional e permitir que ele refine a intenção de compra da maneira que desejar, encontrando seus concorrentes antes que a sua empresa.
Dessa forma, agindo diferente em expor esse potencial cliente em fazer buscas na internet, encontrar lojas que tenham o que ele deseja adquirir, passar por uma possível pesquisa de preço e perder a conversão - a intenção aqui é encurtar o espaço de tempo entre a necessidade dele e a sua possibilidade de atendimento concluído com sucesso. É estar atento as novidades e as necessidades do seu público, todos os dias, o tempo todo.
Atualmente muitas empresas estão investindo na criação de aplicativos?
Sim. O desenvolvimento de aplicativos corporativos tem crescido a cada dia. Um novo relatório divulgado pela IDC (International Data Corporation), empresa líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para os mercados de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Tecnologia de Consumo, mostra que este mercado cresceu 4,1% ano a ano em 2020, com receitas mundiais chegando a US$ 241 bilhões, onde o mercado mundial de aplicativos empresariais está estimado a movimentar US$ 334 bilhões em 2025.
A decisão de criar um app para a sua empresa é sem dúvida uma das maiores escolhas nas alternativas que envolvem uma expansão de marca no mercado digital.
Porém, não deve ser baseada no achismo, em desejar “surfar uma onda” sem um planejamento estratégico adequado. Mas sim, em criar uma ferramenta que traga benefícios de modo geral, tanto para a empresa, como para os clientes e/ou consumidores. Por isso, é importante que você tenha em mente o motivo dessa criação, para que juntos possamos ajudar vocês com o desenvolvimento de uma ferramenta inteligente e assertiva.
Primeiro é importante analisar quais canais de comunicação vocês já possuem com seus clientes e/ou consumidores. E se todos garantem uma boa performance. Ou seja, se em todos eles vocês garantem um bom resultado de atendimento. Em seguida, planejar o motivo da criação de um novo aplicativo, traçando planos específicos para a entrada de uma nova ferramenta que irá complementar os demais canais já existentes, evitando que o app se torne um tipo de sistema para auxiliar outras frentes que não funcionam bem em sua casa, por exemplo o SAC.
Dessa forma, você terá canais específicos focados para cada intenção, todos com funcionamento adequado. E o app corporativo surgirá com o foco alinhado por seu time e nossa equipe de desenvolvimento e tecnologia, (caso desejem que participemos desse processo), onde poderemos ajudar com ideias, planejamentos e formatos ideais para o que vocês buscam no momento.
Legal. Quero criar um app corporativo. Por onde eu começo?
Segundo a IDC, a demanda por aplicativos empresariais baseados em nuvem pública deve produzir uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de cinco anos de 13,6%, ultrapassando a CAGR de 6,7% para o mercado geral e ultrapassando o software local nos próximos anos.
Se a sua empresa está à frente de mudanças e implementações de novas tecnologias, a chegada de um aplicativo corporativo é sem dúvida uma excelente escolha. Não apenas pelo momento em si em que estamos vivendo mundialmente onde as compras online aumentaram consideravelmente, mas por acompanhar o crescimento tecnológico a favor, não só pela melhoria dos resultados, mas também em gerar maiores possibilidades ao seu público.
O e-commerce brasileiro registrou um faturamento recorde em 2021, totalizando mais de R$ 161 bilhões, um crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior. O número de pedidos aumentou 16,9%, com 353 milhões de entregas, segundo levantamento da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento do e-commerce brasileiro. Além disso, o valor médio por compra registrou aumento de 8,6% em relação a 2020, totalizando uma média de R$ 455.
Mãos na massa?
O seu público já existe. E as pessoas estão cada vez mais optando em fazer compras online do que visitando uma loja física, por exemplo. O ponto é analisar o motivo de criar um app.
Se a sua empresa deseja criar um aplicativo empresarial, antes de qualquer tomada de decisão, é importante saber no que o app poderá ajudar a sua marca e como você deseja que ele seja criado. Você pode pesquisar alguns cases como referência, ou mesmo, investir em um plano totalmente inovador entre o que seus concorrentes praticam hoje. Se precisar de ajuda nesse momento, conte com o nosso time de especialistas, que mostrará cases importantes e de sucesso no mercado. E que podem perfeitamente servir de inspiração para a sua necessidade, para criarmos o seu app.
Depois, agendemos uma reunião com o nosso time de tecnologia. Somos especialistas na criação de apps no Brasil. Desenvolvemos projetos personalizados e de acordo com as necessidades de cada empresa, independente do segmento. Podemos agendar um bate papo sem compromisso na sua sede, ou na nossa, como você preferir. Ou claro, é possível realizarmos todo atendimento e prestação de serviço de forma online, através de conference call, previamente agendada.
Tenha um maior controle de processos. Para ser eficiente em qualquer negócio ou segmento, as empresas atuais precisam modernizar seus apps e sistemas corporativos. Simplificamos a execução de tarefas que hoje ainda são complexas para vocês, com o uso de fluxos inteligentes, que digitalizam as atividades, desde as mais simples, até as mais avançadas. Desenvolvemos aplicativos de alta performance personalizados para atender às necessidades de cada negócio.
Otimize etapas e processos, aumente consideravelmente a produtividade do seu time e tenha mais tempo para se dedicar a projetos específicos. As empresas que investem em apps corporativos como uma solução e buscam a satisfação do cliente com um atendimento mais adequado e moderno, tornam essa escolha um reforço de sua marca no mercado, estando sempre presente e à frente - se comunicando adequadamente com seu público.
Entre em contato agora mesmo para que possamos entender a sua necessidade e te ajudar a criar um app corporativo. Desenhamos uma proposta de acordo com o que vocês precisam para o momento. Simples assim.
Entre em contato agora mesmo!
Conte com a Gsit como uma empresa de tecnologia para criar o seu app. Somos uma empresa de Tecnologia da Informação e Marketing Digital, com a missão de criar projetos flexíveis e personalizados aos nossos clientes, com foco em CRM, Programas de Fidelidade, Plataformas de Relacionamento, Vouchers de Desconto, Desenvolvimento Web e Mobile, Apps, Data-base, Trade Marketing e BI. Combinado com informações de Sell Out fornecemos um panorama online da performance e do ROI que sua empresa precisa. Possuímos ferramentas próprias e de alta performance para que executem campanhas multi-impacto liderando diversas frentes. Desenhamos o projeto que você necessita desde o início com alterações ao longo do desenvolvimento, para que tudo saia exatamente como você deseja.
Confira agora mesmo alguns exemplos de apps corporativos criados para grandes marcas e multinacionais.
Não espere mais. Fale com a gente! Estamos te esperando para uma reunião ainda essa semana.
26 de julho de 2022
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